segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O que a menstruação tem a ver com pesadelos?

A pesquisa é da University of the West of England e conclui que as mulheres tendem a ter mais pesadelos e sonhos emotivos do que os homens. A responsável pela pesquisa, Jennifer Parker, adianta que o ciclo menstrual pode ser o grande culpado por essas manifestações, porque este é um período em que a temperatura do corpo fica alterada. Além desses dados, que particularmente me chamaram a atenção, há outros que valem a pena passar pela avaliação de quem acompanha este blog.

O acesso é:

http://minhavida.uol.com.br/materias/hotnews/Mulheres+sao+as+maiores+vitimas+dos+pesadelos.mv





Longe de mim querer contestar o estudo feito com 170 voluntários lá na Velha Albion, mas eu não ficaria mesmo quieta diante do resultado de uma pesquisa que joga no ciclo menstrual a razão de sonhos assustadores. Fiz uma enquete nada científica com as amigas e nenhuma associou os pesadelos ao período de menstruação, ainda que para muitas de nós esse período seja mesmo um “pesadelo”: cólicas, mau humor, dor nas pernas, dor de cabeça e diversos outros sintomas que, no conjunto, dão lugar à temida TPM.

Como as minhas entrevistadas não relacionaram menstruação e pesadelos, isso me deu ainda mais suporte para levantar algumas perguntas: e quem não menstrua não tem pesadelos? homens não têm esse tipo de sonho? e nos outros dias do mês, os sonhos são lindos e "bonzinhos"?

Primeiro, não existe sonho bom e sonho ruim. No meu entender, existem os sonhos que nos inquietam e os que nos trazem conforto. Os pesadelos estão na primeira categoria. São eles que nos despertam aos gritos, com palpitações, às vezes nos colocam em lágrimas e em outras, ainda, nos dão a sensação nítida de que levamos um tiro, uma facada, que matamos alguém, que nos espatifamos com o carro, que perdemos todos os dentes ou que alguém que amamos morreu.

E querem exatamente isso: acordar-nos para algo que ainda não percebemos! Assim faz o inconsciente conosco quando não damos a menor bola para o que ele vem contando. Digo que um pesadelo é como uma carta-bomba, cujo conteúdo a gente não tem mais como ignorar. Ou seja, a mensagem é esta: ei, você, não faça de conta que não está entendendo! Acorde e faça alguma coisa!

Às vezes, arrastamos situações que já venceram... um casamento, um trabalho, um grupo, uma cidade, uma casa... E por mais que sejamos inundados por sonhos que revelem nossa impotência (em mudar o que já perdeu energia) ou nossa arrogância (insistimos em levar adiante porque “sabemos” como administrar o conflito), ainda assim não acolhemos os sonhos que vêm noite após noite, até que despenquemos do mais alto precipício e acordemos em pânico, sacudidos por um pesadelo.

Pode ser um exercício interessante observar o período menstrual para confirmar se a pesquisa faz sentido. Mas por mais atentas que estejamos àqueles dias, não vamos deixar de olhar o pesadelo como um aviso que o inconsciente nos manda para que despertemos, para que prestemos atenção a algo que por alguma razão já se desencaminhou dentro ou fora de nós.



19 comentários:

Drizinha disse...

Ótimas dicas Verinha!

Bj
Drizinha

Marisa Tiradentes disse...

Comigo sempre teve relaçaõ menstruação e sonhos. Eu sabia qdo estava na TPM qdo eu acordava cansada e tinha sonhado muito ,não pesadelos necessariamente .Deve ser pela retençao de liquidos , acredito, e aumenta a pressão no cerebro

Anônimo disse...

COMIGO OS PESADELOS ACONTECEM DEPOIS DA MENSTRUAÇAO, PORTANTO ACREDITO NA PESQUISA

Unknown disse...

pra mim quando to pra menstruar tenho muito pesadelo por isso acredito nessa pesquisa piamente

Anônimo disse...

Fiz uma pesquisa no google e caí neste site, exatamente, porque sempre que menstruo que tenho noite de muito pesadelo e queria ver se existia alguma correlação. Este estudo com certeza tem seu valor porque é algo que me acompanha desde a adoslescência e tenho 45 anos de idade.

Anônimo disse...

No meu caso, eu tenho quase certeza de que há relação. Não diria que todas as vezes que tenho pesadelos seja por causa hormonal, mas, de uns anos para cá sempre tenho o sono muito agitado, e acordo muitas vezes, assustada, ou chorando, quando estou no na TPM. Demora para pegar no sono, e sempre que consigo acordo pouco tempo depois devido aos pesadelos.

Anônimo disse...

Vim parar aqui justamente por buscar informações relacionadas entre PESADELOS E MENSTRUAÇÃO. Pois percebi que quase sempre aconteci no meu período. Estou de certa forma aliviada ao saber que não sou unica. Quem sabe daqui em diante fico menos angustiada e impressionada com meus pesadelos. Que variam de assalto,morte,acidentes de entes...etc... enfim... Sao horriveis. Cris 33anos

Beta disse...

Olá!!!
Gostei da maneira como questionou a pesquisa, bastante pertinente e também acredito que os pesadelos possam servir para nos dar estes "chacoalhões" acerca de algo que estamos vivenciando no mundo "real", ou no nosso cotidiano.
Contudo, vim parar em sua página justamente por causa dos pesadelos que tenho no período menstrual, pois são muitos e contudentes, deveras incômodos.
Ao conversar com uma amiga de trabalho acerca destes meus "flashes", ela disse que sua filha sentia o mesmo e isto despertou-me a curiosidade de buscar o tema aqui na internet. Não li a pesquisa na íntegra, vou lê-la para dar um parecer sobre, porém, talvez não com todo mundo, mas acredito que seja bem possível a ocorrência de pesadelos neste período, como acontece comigo: sempre neste período.
Forte abraço.

Lu disse...

eu tenho sempre pesadelos quando estou proximo a mestruar tenho sono muito agitado e o pior que sao muintos pesadelos diferentes a noite toda fico rezando pra amanhecer logo pra mim a pesquisa tem tudo a ver pense que isso era so comigo mas agora estou mas aliviada ao ler os relatos das outras

Aurea Teles disse...

Eu tenho sonhos confusos e pesadelos
em um dia da semana da menstruação e acordo confusa com calor no pescoço, mas acontece isso comigo umas 3 vezes no ano.

Unknown disse...

Eu estou há uma semana sem dormir por causa dos pesadelos... Acordo cansada, como se estivesse de ressaca... E sim, é por causa da bendita TPM. Faço exercícios, me alimento bem ,mas 15 dias antes da menstruação minha paz desaparece.

Unknown disse...

Tudo haver, comigo acontece isso, me sinto fraca e bem cansada, tremula, pensei ser coração mais o medico disse q nao !
Na epoca da ovulação tb,estou tendo um outro sintoma estranho de ficar com a boca cheia de água, daí e com uma sensação estranha de q estou me afogando!

Deus nos proteja!

utiliseetcharmant@gmail.com disse...

Tem sim td a ver ... sempre as vésperas de menstruar eu tenho pesadelos mais assustadores... ms é obvio q homens e mulheres tem pesadelos independente dessa fase pré menstrual... uma coisa não anula a outra...
Custei a associar o período menstrual a esses sonhos mais assustadores.. porém hj não tenho duvida alguma q uma coisa esta absolutamente ligada a outra.. e lendo melhor sobre assunto não tenho menor duvida sobre a veracidade desta pesquisa tenha ctz disso!!!!

Unknown disse...

Os meus pesadelo sempre começam uma semana antes da menstruação vir e dentro de uma semana todos os dias tenho pesadelo é horrível .. se é por causa da menstruação não sei mais tenho neste período mas como eu já estou acostumada isso não me atrapalha a dormir

Camila da Performance disse...

Comigo também....sempre o mesmo sonho, com a mesma pessoa, inclusive. Sempre neste período, depois...nada!

Jéssica Lima disse...

Vim parar na página pq estou me sentindo cansada após dormir muito e ter pesadelos... Acordei com o coração palpitando, pq o sonho ainda era muito real... E estou a uns poucos dias de menstruar... Já notei q isso acontece somente nessas épocas, e dessa vez resolvi procurar se existia algum estudo a respeito (pq pra mim a relação entre sono agitado/cansaço ao acordar parecendo q não descansei e a questão hormonal ligada à tpm é algo praticamente óbvio)

Unknown disse...

Eu todo mês ..do primeiro ao quinto dia sempre em algum dia tenho uma noite de terror, estou aqui acordada neste momento por sonhos horríveis..e e somente quando desce a mestruacao..por isso vim atrás na internet de explicação..porque não e possível e muita coincidência!

Anônimo disse...

Com certeza essa pesquisa faz sentido! Vim parar aqui pq estava procurando por essas informações no Google. Sempre no meu período menstrual tenho pesadelos, vários na noite, acordo super cansada. Eu não tinha isso antes, mas começou há pouco tempo, tenho 40 anos e acho que tem relação com os hormônios.

Anônimo disse...

Hoje em dia a gente chama de negacionismo. A pesquisa com voluntários deu uma coisa, mas a pessoa confia na meia dúzia de pessoas que ela conhece 😂. Pois eu só tenho pesadelos na TPM e na menstruação. Sei que vou menstruar justamente pelos sonhos serem mais terríveis. Então, a pesquisa faz sentido.