terça-feira, 11 de agosto de 2009

Quem nunca sonhou com os dentes caindo?!


Já perdi a conta de quantas vezes me perguntaram o que é sonhar com dentes caindo, quebrando ou algo no gênero, variando pouco as situações aflitivas em que o sonhador se vê na cena onírica. E como a maioria das pessoas associa perda de dentes com morte de alguém próximo, resolvi tocar nesse tema por duas razões.

Primeiro, porque o sonho nunca pode ser visto de um jeito tão fechado: dentes caindo é alguém que vai morrer. Todo sonho precisa ser visto e ampliado dentro do contexto de vida do sonhador. E segundo porque no decorrer de uma semana, duas pessoas – mulheres, uma com pouco mais de 30 anos e a outra com 62 anos – me fizeram essa consulta, ambas por e-mail, inquietas que estavam com o conteúdo do sonho.

Como apenas a mais jovem contou uma historinha (a outra pessoa tinha apenas a imagem da perda dos dentes, o que dificulta uma abordagem mais pontual, embora eu lhe tenha respondido mesmo assim), reproduzo o seu relato e logo em seguida a resposta que encaminhei para ela: “Eu estava em casa com minha irmã e eu mexia nos meus dentes e saiam pedaços deles nas minhas mãos e minha boca ficava toda incompleta e com os dentes quebrados, aparecendo uns pedaços pretos. Nisso eu pedia para minha irmã ligar para tentar agendar com o meu dentista e ela só conseguiu agendar para o dia seguinte. Eu dizia que não podia ser, que era muito urgente o caso e que eu tentaria um outro. Mas sem sucesso. Eu pensava: e agora? O que vou fazer? Não posso sorrir".


A partir desta imagem - dentes que se desmancham em pedaços e caem – podemos ir por alguns caminhos, mas a mensagem principal que fica é que você pode estar sentindo que está perdendo poder, segurança, espaço. Pois os dentes são um símbolo forte de nossa capacidade de reagir, de morder, eles falam da nossa agressividade. Imagine um animal ameaçado: a primeira coisa que ele faz é mostrar os dentes, ele escancara a boca e mostra os dentes e aí sabemos que ele não está para brincadeira.

Por outro lado, dentes são osso, ou seja, dentes falam de estrutura. E daí vem a associação com segurança, com tudo o que representa segurança e que nesse momento pode estar faltando para você. Mudar de casa, mudar de trabalho, mudar sensivelmente a vida pessoal ou querer processar essas mudanças podem trazer sonhos com dentes se não nos sentimos suficientemente seguros para dar conta do recado. Pode ter a ver com segurança financeira, pode ter a ver com algum projeto novo de vida para o qual você não se sente preparada.

Pode ser ainda que você esteja questionando sua auto-imagem. Pode não estar satisfeita com ela (nossa persona, a maneira como nos apresentamos para o mundo, o jeito como acreditamos que as pessoas nos vêem) e isso faz com você tema ser ridícula, que não seja apreciada. Uma pessoa sem dentes é alvo de uma curiosidade não saudável, não prazerosa, ela não se sente à vontade para se mostrar ao mundo.

Assim, dentro desse leque de possibilidades, cabe a você pensar no que está se sentindo insegura? A que você não está conseguindo reagir como gostaria? Está faltando espaço para você colocar suas idéias, sua opinião? Você tem se mostrado realmente assertiva, tem conseguido fazer valer sua opinião, tem sabido defender seus interesses? A vida está para mudar em algum nível mais estruturante, como trabalho, relação com parceiro, residência? Alguém muito próximo na família, que é fundamental na sua sustentação emocional, está com algum problema sério de saúde, a ponto de você se sentir ameaçada sem a presença desta pessoa?

Outra coisa que chama a atenção no seu sonho é você pedir para sua irmã que entre em contato com o dentista. É importante você analisar quem é sua irmã para você, e quanto, na realidade, você pode contar com ela, pois no sonho está delegando a ela uma urgência que é sua. Podemos pensar na sua irmã como um aspecto seu (desconhecido para a consciência), um lado seu que não toma atitude diante de um fato tão urgente quanto a perda dos dentes. O que é que você está adiando para o dia seguinte? O que é que já deveria ter assumido, providenciado, agilizado e que está relacionado a tudo o que falei acima, como segurança, poder, agressividade, auto-imagem?

No seu relato do sonho não fica claro para mim se você efetivamente procura um outro dentista, se você telefona, ou se apenas diz que é urgente... Por outro lado, podemos pensar ainda na sua irmã como alguém que é pró-ativa? Ela faz aquilo que se propõe? Ela corre atrás? Pois neste caso ela pode estar no sonho para compensar um aspecto seu que não está indo atrás das necessidades com a garra (os dentes) que deveria. Como vê, o sonho dá margem a muitas reflexões.


Não vou contar sobre os comentários feitos por esta sonhadora. Posso dizer apenas que ela ficou impressionada com tanta coisa que fez sentido na vida dela e como isso a ajudou a posicionar-se. E espero que essas reflexões ajudem também você a olhar o sonho como um caminho de acesso ao mais profundo do nosso ser. Qualquer que seja o tema do seu sonho, pense nele desta forma ampliada, pense que ele fala de algo que você precisa saber de você mesmo. Pergunte-se, então, que notícias são essas que estão chegando do mundo interno enquanto você dorme... e siga as pistas!